As Vantagens de Ser Invisivel - Stephen Chbosky


Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela. 


As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário. 

Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.
Pra ser sincera quando eu comprei As Vantagens de Ser Invisível foi mais por curiosidade do que por vontade. Fiquei um tempão com ele na minha pilha de livros pra ler até que certo dia eu decidi, hoje eu começo essa leitura! E só parei depois que li ‘Acredito que seja assim com você também. Com amor, Charile’.

Se eu fosse descrever este surpreendente livro de Stephen Chbosky em apenas uma única palavra seria, viciante. Sabe aquele livro que, mesmo depois do final da leitura, você continua pensando nele por dias e dias? Bem, As Vantagens de Ser Invisível é esse tipo de livro.

O livro se resume as cartas que Charlie envia para seu amigo misterioso, nessas cartas Charlie conta sobre diversas coisas que vão acontecendo ou já aconteceram em sua vida, principalmente com seus dois novos melhores amigos, Sam e Patrick.

Para mim, o ponto mais forte do livro é a narração. Por ser em primeira pessoa e em forma de cartas, você se sente o próprio receptor das cartas de Charlie, apesar de que em algumas partes você pode ficar um pouco confuso e perdido, mas nada que atrapalhe a leitura em geral, achei maravilhosa essa forma de narração. Outro ponto positivo é que por traz de cada carta aprendemos uma lição de vida.

O filme comparado ao livro é bastante fiel, Logan Lerman fez um trabalho perfeito no papel de Charlie. Ezra Miller deu show como Patrick e Emma Watson como Sam nem precisamos comentar, não é?!

Classificação:
Onde Comprar:

5 comentários:

  1. eu estou querendo assiti o filme, o livro pe bom demais

    ResponderExcluir
  2. Pensava em apenas assistir ao filme, mas depois dessa resenha estou super curiosa com o livro. *-*

    ResponderExcluir
  3. Tenho vontade de ler esse livros depois que tantas pessoas falaram bem dele...

    Parece ser uma história rápida, que prende, ou como disse você, vicia. rsrs

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Realmente deu curiosidade, mas vou procurar o filme.

    ResponderExcluir
  5. estou querendo demais assisti ao filme pois o livro é otimo!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar nosso blog, aproveite e deixe um recadinho para nós.

P.S.: Não divulguem seus dados pessoais.
P.S.²: Seja educado.