Vinte Garotos no Verão - Sarah Ockler

Quando alguém que você ama morre, as pessoas perguntam como você está, mas não querem saber de verdade. Elas buscam a afirmação de que você está bem, de que você aprecia a preocupação delas, de que a vida continua. Em segredo, elas se perguntam quando a obrigação de perguntar terminará (depois de três meses, por sinal. Escrito ou não escrito, é esse o tempo que as pessoas levam para esquecer algo que você jamais esquecerá). As pessoas não querem saber que você jamais comerá bolo de aniversário de novo porque não quer apagar o sabor mágico de cobertura nos lábios beijados por ele. Que você acorda todos os dias se perguntando por que você está viva e ele não. Que na primeira tarde de suas férias de verdade você se senta diante do mar, o rosto quente sob o sol, desejando que ele lhe dê um sinal de que está tudo bem.
Antes deste livro ser lançado aqui no Brasil eu via muitas pessoas falando 'Ah, vocês precisam ler.', 'Esse livro é maravilhoso', 'Perfeito!', etc... Então, eu vi que a Novo Conceito iria publicar Vinte Garotos no Verão no Brasil e escolhi esperar para ler o livro em português mesmo.

Anna e Frankie são melhores há muito tempo, as duas sempre foram inseparáveis e junto com o irmão de Frankie, Matt, já passaram por muita coisa. Com tanto tempo de convívio e amizade Anna acaba se apaixonando por Matt, mas ela nunca falou nada pra ninguém. Até que, em seu aniversário de 15 anos, Anna recebe um presente inesperado e inesquecível, um beijo do menino que ela é apaixonada há muito tempo.

Depois de seu aniversário Anna e Matt começam a ter encontros em segredo - não que ela tivesse muitas opções, Matt não queria magoar sua irmã - até que eles se envolvem em acidente e o pior acontece, Matt se vai, deixando Anna sem saber o que fazer com uma promessa feita, ela não contaria a Frankie sobre o envolvimento deles antes que ele contasse.

As duas amigas estão perdidas sem Matt. Frankie se revolta com o mundo e muda completamente seu comportamento, já Anna tenta ajudar sua melhor amiga a superar, enquanto faz de seu diário seu refugio mais seguro.
"Na verdade, as coisas não vão embora. Elas se transformam em algo diferente. Em algo mais bonito."
Quase um ano após a morte de Matt, a família de Frankie decide ir passar as férias na Califórnia - as férias que estavam planejadas para ir junto com Matt - para tentar retomar suas vidas e convidam Anna para ir junto. É nesse momento que Frankie decide criar o Verão dos Vinte Garotos: as duas devem conhecer vinte garotos durante os dias que estiverem na praia.

Mas essa praia não é uma praia qualquer, era a praia favorita de Matt, onde ele passava quase todas as férias e tinha muitas histórias para contar, é uma praia onde tudo lembra ele.

O que elas não esperavam é que elas encontrariam pessoas especias durante a viagem. Em meio a passeios escondidos, aulas de surf, compras e dias de relaxamento à beira-mar, elas precisam aprender a lidar com lembranças, conflitos familiares e segredos que uma não sabia da outra.
"Às vezes acho que nos sentimos culpados por estarmos felizes, e, assim que nos pegamos agindo como se tudo estivesse certo, alguém se lembra de que nada está certo."
Vinte Garotos no Verão tinha tudo para ser uma das histórias mais emocionantes e apaixonantes que eu li nos últimos tempos, porém Sarah Ockler não soube fortalecer suas ideias, a autora escreveu sobre superação, sobre amizade e sobre encontrar um novo amor no momento em que sua vida esta um caos, mas nada de maneira aprofundada e nem soube misturar os três itens, o que deixou a história fraca.

Apesar da história ser um pouco fraca, não considero Vinte Garotos no Verão um livro ruim, ao contrário é uma leitura rápida, leve, que nos faz rir ao mesmo tempo em que nos deixa emocionados, um livro que nos prende do inicio ao fim, mas que não podemos esperar muita coisa.
Classificação:
Onde Comprar:
 

2 comentários:

  1. Olá!! Primeira resenha lida do livro, e realmente me surpreendi bastante. Creio que apesar de você não ter gostado tanto da forma da escrita, estou bastante interessada em ler este livro, um livro cheio de perdas e superação...Fiquei curiosa para saber o fim das personagens!!
    Beijos, ótima resenha, inclui ele na minha lista de desejados!!

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca tinha lido uma resenha sobre esse livro, mas já estava interessada nele, gostei muito da resenha e fiquei meio triste ao ver que autora não conseguiu misturar as coisas, no começo achei que a história seria muito boa, mas depois foi enfraquecendo, como você mesma disse não dá para esperar muito do livro, o bom é que a leitura é rápida, isso é um ponto positivo kkk Mas enfim, no geral, eu gostei muito do que li e compraria o livro sem pensar duas vezes, mesmo que ele não tenha recebido a sua classificação mais alta, pois me interessei pela história de Anna, quero saber o que ela irá fazer com esse segredo, ela vai manter ele ou vai acabar contando? E Frankie vai conseguir superar? Bom, eu já gostei muito dos personagens, sinto que se eu ler, eles irão me conquistar fácil *-*

    Beijos :*

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar nosso blog, aproveite e deixe um recadinho para nós.

P.S.: Não divulguem seus dados pessoais.
P.S.²: Seja educado.