[Sobre Livros] Sinopse


A sinopse é o primeiro contato do leitor com o conteudo do seu livro, depois do titulo e da capa, a sinopse é a terceira coisa mais importante para atrair um leitor.

Quando estou lendo a sinopse considero três coisas para decidir se vou ou não ler o livro:

1- Clareza. É necessário que a sinopse seja clara, que o receptor consiga entender sobre o que o livro vai falar. Somente trecho do livro não é uma boa ideia!


2 - Detalhes. A sinopse precisa conter o máximo de detalhes possível, mas sem contar muita coisa da história. É muito chato quando a sinopse conta tudo ou quase tudo da história!


3- Mistério. Por mais que o livro não tenha nenhum mistério (particularmente nem gosto muito desse gênero) é bom deixar vários pontos em aberto na sinopse para que deixe o leitor com aquele gostinho de quero mais.

Abaixo alguns exemplos de sinopses que mais me chamaram a atenção:

Abby Abernathy é uma boa garota. Ela não bebe nem fala palavrão, e tem a quantidade apropriada de cardigãs no guarda-roupa. Abby acredita que seu passado sombrio está bem distante, mas, quando se muda para uma nova cidade com America, sua melhor amiga, para cursar a faculdade, seu recomeço é rapidamente ameaçado pelo bad boy da universidade. Travis Maddox, com seu abdômen definido e seus braços tatuados, é exatamente o que Abby precisa – e deseja – evitar. Ele passa as noites ganhando dinheiro em um clube da luta e os dias seduzindo as garotas da faculdade. Intrigado com a resistência de Abby ao seu charme, Travis a atrai com uma aposta. Se ele perder, terá que ficar sem sexo por um mês. Se ela perder, deverá morar no apartamento dele pelo mesmo período. Qualquer que seja o resultado da aposta, Travis nem imagina que finalmente encontrou uma adversária à altura. E é então que eles se envolvem em uma relação intensa e conturbada, que pode acabar levando-os à loucura.
Amor Infernal
A vida de Frannie Cavanaugh nunca esteve tão movimentada - no último ano do ensino médio, precisa decidir para que universidade ir, acaba de se separar de Trevor e de abandonar a banda que ele lidera. Para complicar, os dois novos caras supergatos - Luc e Gabe - que surgiram do nada neste último ano da escola parecem ter por ela um interesse fora do normal. Amor angelical ou infernal? Movida por forças que buscam controlar suas emoções, Frannie se debate entre dois tipos de atração diametralmente opostos, mas igualmente irresistíveis. E, sem saber, numa feroz batalha entre Céu e Inferno pela possessão de sua alma.
Um Dia
Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. 

Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. 
Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.
E vocês, o que levam em consideração ao lerem a sinopse de um livro? 

2 comentários:

  1. Também acho que precisa ter tudo o que você listou. Esses dias deixei de comprar dois livros por conta da sinopse, quer dizer, pela falta dela. Os títulos e as capas me chamaram a atenção, mas não tinha sinopse em nenhum dos dois (provavelmente estava na orelha, mas os livros estavam fechados), e como não tinha lido nada a respeito, não comprei.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, outro problema é colocarem a sinopse na orelha dos livros, muitas vezes os livros ficam lacrados e não tem como ler. É impossivel escolher um livro sem ler a sinopse!

      Excluir

Obrigada por visitar nosso blog, aproveite e deixe um recadinho para nós.

P.S.: Não divulguem seus dados pessoais.
P.S.²: Seja educado.