A Costureira - Kate Alcott


1912. Tess Collins, independente e orgulhosa, não suporta mais limpar as salas de estar e as privadas da alta burguesia francesa e britânica. Seu grande talento é para a costura, e ela aspira a uma vida nova como estilista — mas sabe que o sistema de classes inglês dificilmente lhe dará chance para isso. Assim, ao saber que um imenso transatlântico partirá para os Estados Unidos, Tess vê sua grande chance de subir na vida. Ainda mais quando, por um golpe de sorte, consegue emprego como serviçal da famosa lady Duff Gordon, uma das maiores estilistas da época. Mal sabe ela que essa viagem, iniciada de forma tão auspiciosa, entrará para a história como o maior desastre marítimo de todos os tempos: o naufrágio do Titanic.
Eu não sou o que podemos chamar de fã de Titanic. Diferente da maioria de vocês, eu só assisti o filme uma única vez e não gostei nadinha! Quando eu recebi A Costureira da editora parceira Geração, já pensei 'Ah, não!', mas a medida que eu fui lendo, fui mudando de ideia, várias vezes. 

Inicialmente, quando lê a sinopse, você pensa que o livro é um romance, mas a verdade é que a história é muito mais que isso.

A jovem inglesa Tess Collins está cansada de ser somente uma servente e não lhe pagarem o devido valor pelas suas roupas. Ela sabia que tinha talento para criação e produção de roupas, por isso decidiu largar seu emprego e se arriscar para que sua vida melhorasse. Tess sbe que o Titanic estava partindo para a America e viu aí sua oportunidade.

Num golpe de sorte, Tess encontra Lucile Duff, uma famosa estilista que subiu na vida por seu próprio mérito, mas que parece ter esquecido sua origem, e começa a trabalhar, no navio mesmo, para Lady Duff.

Tudo parecia estar dando certo para Tess. Ela conseguiu um emprego que iria a ajudar em seu sonho de ser estilista, Lucile parecia gostar dela, e ela fez amizade com Jack Bremerton, um importante milionário, e Jim Bonney, um simpático marinheiro que também está em busca de uma vida melhor na America. Mas durante uma calma noite de abril, o Titanic bate em um iceberg e às 2h20min, aproximadamente, desaparece completamente no oceano atlântico.

Tess olhou para trás, para o Titanic. O navio gigante inclinava-se para o alto, sua popa se levantava devagar – era uma visão inacreditável.

Por querer ajudar outras pessoas a se salvarem, Tess quase não consegue sobreviver. Já sua chefe, faz de tudo para salvar sua vida, mesmo que isso signifique deixar pessoas para fora do bote em que estava.

Duas mulheres tão diferentes acabam ligadas por uma das maiores tragedias marítimas da história, mas para verem suas vidas dar um giro inesperado. Enquanto uma relembra o quanto a vida pode ser difícil e aprende que mesmo em meio a uma tragédia o amor pode surgir, a outra vê sua vida desmoronar em meio a escândalos sem poder fazer nada.

Pra ser sincera Kate Alcott me decepcionou. Mesmo que inicialmente eu não quisesse ler esse livro, quando comecei soube de cara que a autora tinha uma ótima história em suas mãos, mas ela não soube aproveitar. Infelizmente. Algumas cenas se passam arrastadas - principalmente no inicio, depois da tragédia -, romances, amizades e relações entre os personagens foram tratados de forma superficial, quer dizer, nada disso foi trabalhado a fundo. Eu tive a impressão que ela queria tratar de vários assuntos, mas não disse muito sobre nenhum.

Mas Kate acertou nos personagens, separadamente. E também acertou em misturar personagens reais com fictícios, essa foi uma sacada que me ganhou. E a Pinky, a autora também me ganhou com essa personagem carismática e investigativa.

A editora Geração fez um ótimo trabalho com a diagramação do livro. A capa é maravilhosa e a parte na contracapa cor vinho ficou muito bonita, as fonte da letra é bem legível e pra mim que sou cegueta isso é ótimo.

A Costureira não está na minha lista de livros preferidos, mas a leitura foi boa. Se você estiver procurando alguma coisa pra ler e não se incomoda que a narração seja um pouco lenta, então recomendo que leia-o.

Classificação:
Onde Comprar:

4 comentários:

  1. Amo livros mais antigos, não vou comprar, mas vou procurar na biblioteca.

    ResponderExcluir
  2. É a primeira resenha do livro que leio. É uma pena que a autora não soube aproveitar tão bem a estória quanto poderia, mesmo assim acho a temática interessante, lerei o livro se tiver oportunidade.

    ResponderExcluir
  3. achei impressionante sua resenha, esse livro tem um estilo incrivel!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, estou muito curiosa pra ler este livro. A temática dele é bem diferente e eu adorei a história que ele envolve, amo Titanic!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar nosso blog, aproveite e deixe um recadinho para nós.

P.S.: Não divulguem seus dados pessoais.
P.S.²: Seja educado.