Orgulho e Preconceito - Jane Austen

Orgulho e Preconceito foi o primeiro livro da autora Jane Austen e clássico da literatura inglesa que eu li. O romance que foi considerado a obra-prima da autora, é um daqueles livros que meros elogios não bastam para descrever o quão bom ele é, por isso peço desculpas se a resenha não ficar boa.

A história começa com a noticia que Mr. Bingley, um jovem rico, alugou uma propriedade perto da casa dos Bennet. Assim que ele chega na cidade, acompanhado de sua irmã Caroline e seu melhor amigo Mr. Darcy, as famílias já começam a 'oferecer' suas filhas solteiras para ele. Logo no primeiro baile Mr. Bingley deixa a todos encantados e se deslumbra por Jane Bennet, a mais velha e bela das irmãs. 
Já seu amigo Mr. Darcy causa indignação em todos na cidade - e principalmente em Elizabeth Bennet, a protagonista principal - por manter sua postura distante, séria e prepotente.

Orgulho, preconceito e riqueza são os temas que podem ser considerados mais explorados no romance entre Elizabeth e Mr. Darcy. Orgulho e preconceito são, sem dúvidas, encontrados durante toda a leitura do livr.

Jane Austen consegue fazer um livro intensamente romântico sem que haja nenhum tipo de contato físico entre os protagonistas. 

Narrado em terceira pessoa, Austen caminha numa mesma cena por vários pontos de vistas distintos. Por exemplo, a cena em que Lizzie e Mr. Darcy se encontram pela primeira vez, a autora troca os pontos de vistas várias vezes deixando claro o que cada um pensa sobre o outro.

O romance que surge da 'indiferença' entre eles é arrebatador, praticamente impossível você não se apaixonar pelos personagens. Diria que por todos eles, já que todos possuem personalidades fortes e marcantes, o que os torna inconfundíveis.


Um livro encantador e que todos amantes (e os que não são também) de um bom romance deveriam ler, vale muito a pena. 

P.S.: O livro e o filme, apesar de possuírem algumas coisas iguais, são bastante distintos.


Classificação:

Um comentário:

  1. Conhecia apenas o filme, agora que soube do livro fiquei bem a fim de ler para depois assistir o filme.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar nosso blog, aproveite e deixe um recadinho para nós.

P.S.: Não divulguem seus dados pessoais.
P.S.²: Seja educado.