Um dia - David Nicholls

Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.
Como eu via muitas pessoas falando muito bem sobre este livro e como eu tinha achado a capa e a sinopse super intrigantes decidi que iria ler assim que possível, até que um belo dia minha avó me deu de presente.

Um dia começa contando como Emma e Dexter se conheceram, no último dia na universidade eles acabam dormindo juntos, mas sem que nada realmente aconteça. Era 15 de julho de 1988 e a partir daí começa a ser narrado o dia 15 de julho durante 20 anos.

Durante o livro vamos acompanhando a trajetória de ambos, seus erros e acertos, suas evoluções e seus regressos. Ao longo desses 20 anos, acontecem várias coisas que nos desperta uma série de sentimentos, revolta, indignação, tristeza, felicidade, entre vários outros. O que mais me encantou no livro foi que, por mais que durante os anos eles estivessem separados, eles nunca conseguiam se separar realmente.

Em alguns capítulos você não consegue saber como os acontecimentos daquele dia irão se desenrolar. E irá descobrir somente no próximo capítulo - que seria o ano seguinte - em que descobrimos, em uma perfeita descrição, sobre onde eles estão, fazendo o que, com quem.

O que mais me chamou a atenção foi o fato de que mesmo a história sendo contada em um único dia do ano você não fica confusa, o autor consegue perfeitamente fazer você conhecer a história toda indo de ano em ano.

Um ponto que achei incrível foi a forma que David Nicholls conseguiu fazer com que nós sentíssemos o que os personagens estavam sentindo. É praticamente impossível você não sentir os sentimentos dos personagens quando está lendo 'Um dia'.

A leitura ficou um pouco 'longa' demais para mim que não sou muito adepta a este tipo de gênero mais dramático e emotivo, mas no final do livro valeu a leitura. 

Para quem gosta, e até mesmo quem não gosta deste gênero eu recomendo a leitura, você irá se apaixonar pelos personagens e história.
Classificação:
Onde Comprar:

3 comentários:

  1. Olha só, acho que fui a primeira seguidora daqui *o* Pelo menos é o que aparece pra mim (:
    Aii, eu tô pedalando pra conseguir ler esse livro :( Comprei porque eu vi o filme e amei, achei que com o livro seria igual ou melhor ainda, já que livros tendem a ser muito melhores que os filmes, mas criei tanta expectativa que agora não tô conseguindo ler, tô achando chato bubu'
    Espero conseguir terminar ele ainda (yn)

    Beijinhos :**

    http://londondreamylondon.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. @- kiki s. Oi, eu ainda não tive a oportunidade de assistir o filme, mas pelo que eu vi no trailer ele realmente parece ser mais legal que o livro. Para mim o livro foi bastante cansativo, mas achei que no final valeu a pena. Me emocionei bastante.
    Ah, e sim você foi minha primeira seguidora. Muito obrigado.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. assisti a ofilme e adorei, já o livro não gostei achei meio cansativo

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar nosso blog, aproveite e deixe um recadinho para nós.

P.S.: Não divulguem seus dados pessoais.
P.S.²: Seja educado.