[Dia do Escritor] Janaina Rico

Hoje é o dia do escritor aqui no Brasil e para comemorar essa data o Leituras de uma GaúchaLivros e Citações e Mundo de Tendências prepararam um dia especial para vocês. Ao longo do dia teremos uma série de entrevistas com alguns dos escritores que lemos e adoramos!

A entrevistada da vez é a autora de Ser Clara, Apimentado e Cartas para um pai, Janaina Rico.
Quando e por que você começou a escrever?
Janaina Rico: Nem sei. Foi meio automático na minha vida. Mas, profissionalmente foi lá por 2007. Comecei com crônicas para um portal da globo.com, chamado Mundo Mulher. E meu primeiro romance, Ser Clara, foi publicado em 2009. 


Você tem uma rotina de escrita? Um lugar especial?
J.R.: Preciso de silêncio, mas a minha mesa de trabalho é uma bagunça! 


Que gênero você escreve? O que o atrai para esse gênero?
J.R.: Chick-lit, muito voltado para o humor e com uma pitada sensual. Gosto de escrever para mulheres, que são seres mágicos. 


Sobre os personagens, como você os cria? E como você escolhe seus nomes?
J.R.: Me baseio muito nas pessoas que conheço. Os amigos são grandes fontes de inspiração. Geralmente, antes de criar o perfil psicológico, já coloco um nome. 


O que te inspira a escrever?
J.R.: Quanto maior a dor, melhor o texto. Preciso sofrer um pouquinho. 


Que conselho você daria para os aspirantes a escritor?
J.R.: Estude muito! 


Você considera que há preconceito com literatura nacional?
J.R.: Sem sombra de dúvidas! Mas estamos conseguindo mudar o quadro.

Sobre o autor:

Nasci no dia 22 de maio de 1979. Regida pelo signo de gêmeos, carrego praticamente todas as caracterísiticas maluquinhas que o zodíaco me ofereceu. 
Formei em Direito e passei em concurso público, mas as letras falaram mais forte e troquei os códigos pelos romances. Hoje sou escritora em tempo integral. 
Alegre, comunicativa e teimosa. Acho que são as características que mais me marcam. 
O importante na vida é fazer piada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar nosso blog, aproveite e deixe um recadinho para nós.

P.S.: Não divulguem seus dados pessoais.
P.S.²: Seja educado.