[Dia do Escritor] Jaci Burton

Hoje é o dia do escritor aqui no Brasil e para comemorar essa data o Leituras de uma GaúchaLivros e Citações e Mundo de Tendências prepararam um dia especial para vocês. Ao longo do dia teremos uma série de entrevistas com alguns dos escritores que lemos e adoramos!

Confira a seguir a entrevista com a autora Jaci Burton.
O que ou quem fez você decidir sentar e realmente começar a escrever alguma coisa? What or who made you decide to sit down and actually start something?
Jaci Burton: Na verdade, foi devido ao incentivo do meu marido que eu comecei a escrever. Quando ele descobriu que eu costumava escrever, ele me disse que eu deveria começar novamente, então eu comecei, sentei e escrevi meu primeiro livro completo. Eu devo tudo a ele.
It was actually due to my husband's encouragement that I started writing. When he discovered I used to write, he told me I should start again, so I did, sat down and wrote my first complete book. I owe it all to him.

Como e onde você escreve? How and where do you write?
J.B.: Eu tenho um laptop, por isso sou bastante móvel, mas na maioria da vezes eu sento na mesa da sala de jantar. Lá tem uma bela janela com vista para o quintal, e é um dos meus lugares favoritos para escrever.
I have a laptop, so I'm pretty mobile, but I mostly sit at the dining room table. There's a beautiful window there overlooking the back yard, and it's one of my favorite places to write. 

Para você, qual é a parte mais difícil e a mais fácil de escrever um livro? For you, what are the hardest and the easiest part of writing a book?
J.B.: A parte mais fácil - ou mais divertida, de escrever, é o diálogo. Eu adoro quando os personagens conversam entre si. É quando eu aprendo mais sobre eles. A parte mais difícil de escrever um livro é o primeiro capítulo. Há tanta coisa que é desconhecida. Eu sou conhecido por apagar e começar de novo várias vezes, porque eu sinto o primeiro capítulo de um livro é muito importante.
The easiest--or most fun part, of writing, is dialogue. I love when characters talk to each other. That's when I learn the most about them. The hardest part of writing a book is the first chapter. There's so much that's unknown. I've been known to delete and start over several times, because I feel the first chapter of a book is so important. 

Você trabalha em um esboço ou enredo ou você prefere apenas ver onde uma ideia leva você? Do you work to an outline or plot or do you prefer just see where an idea takes you?
J.B.: Eu tenho uma vaga senso da história e dos personagens antes de começar, mas não é detalhado. Na maior parte eu deixo a história se desenrolar enquanto escrevo.
I have a vague sense of the story and characters before I begin, but it's not detailed. I mostly just let the story unfold as I write it. 

Alguma vez você já experimentou bloqueio criativo? Como você conseguiu passar por isso? Do you ever experience writer's block? How did you get through this?
J.B.: Eu experimento muito bloqueio criativo. Eu acho que um monte de escritores experienciam. Para superar isso, eu vou para longe do meu laptop e faço outra coisa. Ou eu vou ler um livro, ou ir para fora, tirar um cochilo ou assistir tv. Qualquer coisa para tirar minha mente da história. Eu costumo achar que isso é muito útil, e limpa a minha cabeça. Quando eu volto para a história, estou descansada e prontaa para enfrentá-lo novamente.
I experience writer's block a lot. I think a lot of writers do. To get through it, I step away from my laptop and do something else. I'll either read a book, or go outside, take a nap or watch tv. Anything to get my mind out of the story. I tend to find this is very helpful, and clears my head. When I get back to the story, I'm refreshed and ready to tackle it again. 

Que conselho você daria para escritores aspirantes? What advice would you give to aspiring writers?
J.B.: Escreva um livro. Escreva um livro inteiro, do início ao fim. Não há melhor maneira de descobrir o processo e aprender sobre a escrita do que simplesmente... escrever. Não espere que seja um livro perfeito, mas você vai sentir uma sensação de realização, se você conseguir apenas escrever um livro completo.
Write a book. Write an entire book from start to finish. There's no better way to figure out the process and learn about writing than to simply…write. Don't expect it to be a perfect book, but you'll feel a sense of accomplishment if you can just write a complete book. 

Sobre o autor:
Depois de passar muitos anos no mundo dos negócios de alta tensão, autora bestelling do New York Times e EUA Today Jaci Burton está feliz por estar vivendo o seu sonho de escrever romance. Ela já escreveu mais de quarenta e cinco romances e está contratada para escrever mais dez. Jaci tem um título de bacharel em negócios que ela está entusiasmada por não estar mais usando no ambiente corporativo. Ela cresceu no Missouri, mas se mudou para a Califórnia, onde viveu por 13 anos, mas agora faz sua casa em Oklahoma com seu marido e cinco cães. Ela gosta de estar ao ar livre no verão e ela e seu marido são ávidos pilotos de Harley.

Jaci escreve vários gêneros, desde o romance erótico de suspense romântico para o romance contemporâneo. Ela ganhou os RT Book Reviews Reviewers Choice Award, e foi indicada para o prêmio quatro vezes. Ela foi finalista do  Bookseller’s Best e National Reader’s Choice Awards e ganhou o The Romance Studio’s CAPA Award quatro vezes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar nosso blog, aproveite e deixe um recadinho para nós.

P.S.: Não divulguem seus dados pessoais.
P.S.²: Seja educado.